

As análises técnicas realizadas pela AXIA Energia na Usina Hidrelétrica Colíder indicam que as intervenções executadas foram eficazes para solucionar a condição que motivou o estado de alerta do empreendimento. Com base nesses resultados, a usina Colíder deixa oficialmente o estado de alerta e retorna ao estado de atenção.
Com isso, a empresa vai iniciar, na próxima segunda-feira (23/02), o reenchimento do reservatório. O procedimento foi autorizado pelos órgãos competentes, depois da análise do plano de ação apresentado pela empresa.
O reenchimento será conduzido de forma gradual e controlada com limite de 25 centímetros por dia, seguindo lógica adaptativa e priorizando a segurança das pessoas, do meio ambiente e do empreendimento. O processo inclui monitoramento permanente da qualidade da água e da fauna aquática e terrestre, além de comunicação com as comunidades locais.
A empresa continuará disponibilizando diariamente, no canal oficial de comunicação da Usina, no WhatsApp, boletins com a previsão da variação da vazão em alguns pontos a montante e a jusante do empreendimento.
A população deve acompanhar os comunicados oficiais e adotar cuidados típicos do período chuvoso. Barcos, flutuantes e materiais próximos ao rio devem ser guardados ou amarrados adequadamente. A usina segue estável, em operação e dentro dos padrões de segurança.