A Eletrobras informou, nesta sexta-feira (15), que decidiu alterar o nível de segurança da barragem da Usina Hidrelétrica de Colíder, no Mato Grosso, para “alerta”, devido a recorrentes eventos relacionados a danos nos drenos do sistema da usina. A companhia também orientou a Copel, que opera a usina de forma transitória, a tomar as providências para reduzir o nível do reservatório da hidrelétrica.
Segundo o comunicado, um painel de especialistas externos contratado pela Eletrobras recomendou a imediata redução do nível do reservatório a fim de resguardar a integridade da usina, permitir uma avaliação mais precisa do cenário e definir um plano de ação para retomar a condição da barragem no nível “normal”.
A Usina de Colíder, localizada no rio Teles Pires (MT), foi adquirida pela Eletrobras em maio deste ano, por meio de uma operação de troca de ativos com a Copel. Na ocasião, a usina estava em nível de segurança de barragem de “atenção”. Os níveis de classificação para estes casos são quatro: “normal”, “atenção”, “alerta” e – o mais crítico – “emergência”.
Agência Infra